All posts by admin

Bernadskiy vence a 19.ª edição do Torneio Internacional da Figueira da Foz

O Grande Mestre ucraniano Vitaliy Bernadskiy sagrou-se vencedor da 19.ª edição do Torneio Internacional da Figueira da Foz – Sabir Ali.

A precisar de vencer na última ronda para garantir o título, Bernadskiy enfrentou o Mestre Internacional português André Sousa, que assinou uma excelente prestação e terminou como o melhor português em prova, alcançando o 7.º lugar da classificação geral.

Com apenas 30 anos, Bernadskiy tem vivido nos últimos anos de torneio em torneio, de hotel em hotel, resistindo estoicamente às dificuldades de uma vida deslocada e à sombra da guerra no seu país. A vitória final na Figueira da Foz foi conquistada com enorme solidez e um xadrez de grande qualidade. Parabéns ao vencedor — e que a paz possa, em breve, ser a vitória maior.

Em 2.º lugar ficou o agora Grande Mestre indiano Harikrishnan, cujo título foi oficialmente publicado durante o torneio. O jogador realizou uma campanha brilhante e fechou a prova com uma vitória convincente frente à Grande Mestre Feminina Nino Maisuradze, a melhor entre as mulheres nesta edição. Contudo, o empate na 7.ª ronda frente ao compatriota Rathanvel (4.º classificado) acabou por lhe retirar a possibilidade de lutar pelo primeiro lugar.

A fechar o pódio, em 3.º lugar, ficou o polaco Radoslaw Psyk, que assinou um torneio notável e garantiu ainda uma norma de Mestre Internacional, um marco importante na sua carreira só possível pela alta qualidade do torneio da Figueira da Foz.

Esta edição voltou a confirmar o estatuto da Figueira da Foz como um palco privilegiado do xadrez nacional e o seu prestígio a nível mundial. Duas dezenas de países estiveram representados, transformando a cidade num espaço vibrante de encontros culturais, diversidade e competição ao mais alto nível. Apesar disso, o torneio ficou também marcado por um episódio lamentável: a recusa de vistos por parte de consulados portugueses a vários jogadores indianos, incluindo jovens talentos já habituais neste evento.

Entre partidas intensas, convívio e a beleza, hospitalidade e encanto figueirense, cerca de cem participantes regressam agora aos seus países levando consigo esse encanto da cidade, o ambiente único do torneio manifestando todos eles o desejo de aqui voltar.

Agora que os tabuleiros são arrumados e os relógios silenciam, até ao próximo ano em que o tempo voltará ser contado nesse universo de 64 quadrados fica a esperança que, na próxima edição, todos os jovens, e menos jovens, talentos que que aqui queiram jogar o possam fazer livremente sem serem marginalizados pela cor da sua pele ou o país onde nasceram.

Juventude e experiência cruzam-se na penúltima ronda, enquanto a luta pelo título permanece em aberto

Juventude e experiência cruzam-se na penúltima ronda, enquanto a luta pelo título permanece em aberto

A penúltima ronda do XIX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz proporcionou um dos momentos mais simbólicos do torneio: o confronto entre o jogador mais jovem da prova, Maksym Faryma, de apenas 13 anos, e o mais veterano, o inglês Philip Adams, de 78. Uma fotografia perfeita da essência do xadrez, onde gerações distantes se encontram no mesmo tabuleiro.


O jovem talento português levou a melhor, somando mais uma vitória num percurso que tem sido amplamente elogiado.

No topo da classificação, o Grande Mestre Vitaliy Bernadskiy, da Ucrânia, destacou-se e segue agora isolado na liderança, com meio ponto de vantagem sobre toda a concorrência. A luta pelo primeiro lugar continua, porém, totalmente em aberto.

Hoje, na ronda decisiva, Bernadskiy defrontará o Mestre Internacional português André Sousa, que, apesar de já não ter hipóteses matemáticas de vencer o torneio, poderá — em caso de vitória — conquistar uma norma de Grande Mestre, um feito de enorme relevância para o xadrez nacional.

Também ao nível feminino há expectativas elevadas: a Grande Mestre Feminina Nino Maizuradze poderá ainda lutar pela obtenção de uma norma para o título absoluto de Mestre Internacional, caso os resultados da última ronda lhe sejam favoráveis.

9.ª e última ronda disputa-se hoje, a partir das 10h00, e promete decisões intensas até ao último lance.
cerimónia de entrega de prémios está agendada para as 16h30, no Sweet Atlantic Hotel.

Indianos dominam a reta final do XIX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz

Dois Mestres indianos, um ucraniano e um búlgaro lutam pelo título de 2025

A luta pelo título do XIX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz entrou na sua fase decisiva, agora reduzida a quatro grandes candidatos: dois Mestres indianos, um ucraniano e um búlgaro.

A derrota do catalão Daniel Alsina no primeiro tabuleiro frente ao principal favorito, o indiano Grande Mestre Ra Harikrishnan, veio restringir ainda mais a disputa pelo primeiro lugar. O GM Vitaly Bernadskiy, da Ucrânia, e o GM Vladimir Petkov, da Bulgária, são os dois europeus que continuam a resistir ao domínio indiano.

A armada da Índia reforçou ainda a sua presença com o Mestre Internacional Rathanvel K., que venceu na última ronda o espanhol Héctor Cárdenas, também Mestre Internacional, e se junta agora ao grupo da frente na corrida ao troféu.

Entre as jogadoras, destaque para a Mestre Internacional Feminina Sofiia Hryzlova, da Suíça, que surge entre as melhores classificadas, confirmando o excelente desempenho feminino nesta edição.

No contingente português, o Grande Mestre Luís Galego, que vinha a realizar um torneio notável e a lutar pelos primeiros lugares, foi forçado a abandonar a prova por motivos de saúde. O lugar de melhor português é agora ocupado pelo Mestre Internacional André Sousabicampeão nacional, que segue numa excelente 7.ª posição.

Equilíbrio marca primeiras rondas do XIX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz

No final das quatro primeiras rondas do XIX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz, o equilíbrio tem sido a nota dominante. Os jogadores teoricamente mais fortes mantêm-se na luta pela vitória final, que este ano se antevê particularmente renhida.

O indiano Harikrishnan, que chegou à Figueira da Foz com o título de Mestre Internacional, regressa a casa com a distinção de Grande Mestre, alcançada durante o torneio. Também o polaco Radoslaw Psyk atingiu pela primeira vez a marca dos 2500 pontos de Elo, condição obrigatória para a obtenção do mesmo título máximo do xadrez mundial.

O dia 11 de novembroDia Nacional de Angola, ficou igualmente marcado pela boa prestação da comitiva angolana, apesar da derrota da Mestre FIDE Feminina Ednásia Júnior frente à Grande Mestre Nino Maisuradze, jogadora francesa de origem georgiana que detém o impressionante de ser a jogadora com maior nºúmero de torneios internacionais disputados em mais de uma centena de países.

Entre os portugueses, destaque para o Grande Mestre Luís Galego, representante da Assembleia Figueirense, que tem estado em excelente plano e integra o grupo dos oito líderes provisórios com o mesmo número de pontos no topo da classificação.

MI Indiano é um dos principais candidatos

O Mestre Internacional n.º 1 do torneio, Harikrishnan, é um dos poucos entre os 23 jogadores indianos inicialmente inscritos que conseguiu obter visto para participar no Torneio Internacional de Xadrez da Figueira da Foz 2025.

Depois de vencer na primeira ronda, o jogador indiano confirma o estatuto de favorito e mantém-se como o mais forte candidato ao título. Caso conquiste a vitória final, tornar-se-á o primeiro indiano a vencer o torneio figueirense, um feito histórico para a competição.

O torneio mantém-se extremamente competitivo. Como é tradição, promete oferecer ao público grandes partidas e momentos de xadrez de alto nível, reforçando o prestígio internacional do evento.

♟️ Masterclass de Xadrez com o GM Elizbar Ubilava

“Dominação — alma mater do xadrez”

📅 8 de novembro (sábado) | 🕓 16h00
📍 Assembleia Figueirense – Figueira da Foz
🎟️ Entrada livre


👑 Uma lenda viva do xadrez mundial

Grande Mestre Elizbar Ubilava — treinador de Viswanathan AnandAnatoly Karpov e Shakhriyar Mamedyarov— traz à Figueira da Foz uma sessão imperdível sobre a arte da Dominação, um dos conceitos mais fascinantes e profundos do jogo.

Mais de 40 anos como treinador52 Grandes Mestres formados e 4 campeões do mundo entre os seus pupilos.

Encerramento das Inscrições

Informamos que as inscrições para o XIX Torneio Internacional de Xadrez da Figueira da Foz – Sabir Ali, encontram-se totalmente encerradas. Agradecemos o interesse demonstrado e a expressiva adesão de todos os participantes. Esperamos contar convosco nas próximas edições deste evento.

Limite de Inscrições Atingido

Atingimos o nosso limite máximo de inscrições e, a partir deste momento, apenas poderemos admitir os jogadores que tenham feito pré-inscrição e que ainda não estejam inscritos, que apresentem reserva nos dias do decorrer do torneio no Sweet Atlantic Hotel ou no Hotel Malibu Foz, bem como inscrições condicionais, que ficarão sujeitas a eventuais desistências.

Limite máximo de jogadores 100

Por razões logísticas e de conforto para os jogadores que participarão no Torneio Internacional, 100 é o número máximo de participantes que podemos aceitar. Esse limite está muito próximo de ser atingido. Desde já pedimos desculpa a todos os que, a partir desse número, manifestem intenção de jogar e que não possamos incluir na edição deste ano.

Xadrez é na Figueira da Foz

Está lançado o 19º Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz e a organização promete não defraudar, nem os figueirenses, nem os fãs do Xadrez, com mais um desfile e exibição de grandes talentos mundiais e nacionais da modalidade. A participação feminina promete ser a mais forte de sempre. Se gosta de xadrez, esperamos por si, aqui na Figueira da Foz, uma semana de xadrez ao mais alto nível, numa cidade fantástica.