Dois Mestres indianos, um ucraniano e um búlgaro lutam pelo título de 2025
A luta pelo título do XIX Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz entrou na sua fase decisiva, agora reduzida a quatro grandes candidatos: dois Mestres indianos, um ucraniano e um búlgaro.
A derrota do catalão Daniel Alsina no primeiro tabuleiro frente ao principal favorito, o indiano Grande Mestre Ra Harikrishnan, veio restringir ainda mais a disputa pelo primeiro lugar. O GM Vitaly Bernadskiy, da Ucrânia, e o GM Vladimir Petkov, da Bulgária, são os dois europeus que continuam a resistir ao domínio indiano.
A armada da Índia reforçou ainda a sua presença com o Mestre Internacional Rathanvel K., que venceu na última ronda o espanhol Héctor Cárdenas, também Mestre Internacional, e se junta agora ao grupo da frente na corrida ao troféu.

Entre as jogadoras, destaque para a Mestre Internacional Feminina Sofiia Hryzlova, da Suíça, que surge entre as melhores classificadas, confirmando o excelente desempenho feminino nesta edição.
No contingente português, o Grande Mestre Luís Galego, que vinha a realizar um torneio notável e a lutar pelos primeiros lugares, foi forçado a abandonar a prova por motivos de saúde. O lugar de melhor português é agora ocupado pelo Mestre Internacional André Sousa, bicampeão nacional, que segue numa excelente 7.ª posição.