O Grande Mestre (GM) arménio Karen Grigoryan conquistou pela terceira vez o título do Torneio Internacional da Figueira da Foz, numa edição emocionante e cheia de grandes destaques. O torneio, reuniu jogadores de renome mundial, jovens prodígios e uma organização exemplar que reafirma a Figueira da Foz como um polo de excelência no xadrez internacional.
Na disputa pelo título, Grigoryan destacou-se após um acirrado confronto com o GM cubano Carlos Albornoz, que terminou na terceira posição. Apesar de somar os mesmos pontos que o GM espanhol Daniel Alsina, Albornoz foi superado no critério de desempate, deixando o espanhol com a segunda colocação.
Destaques Individuais
A edição de 2024 foi marcada por jogos memoráveis e desempenhos que garantiram emoção até à última ronda. Entre as mulheres, a GM arménia Ellina Danielian alcançou o top 10 da classificação geral, sendo a melhor classificada no setor feminino.
Danielian protagonizou uma competição renhida com jogadoras de elite como a WGM francesa Andrea Navrotescu, as polacas Klaudia Kulon e Hanna Rychlik, e a indiana Priyanka Nutakki.
Nos veteranos, o canadiano Kevin Spraggett ficou à frente da lenda ucraniana Oleg Romanishin, ambos figuras icónicas do xadrez mundial.
No entanto, o torneio também brilhou por revelar talentos jovens. O indiano Vijay Raghav, de apenas 14 anos, destacou-se ao conquistar o título de Mestre FIDE e alcançar uma norma de Mestre Internacional.
O polaco Jan Golecki também surpreendeu ao garantir uma norma de Mestre Internacional.
Entre os portugueses, o MF Bruno Dinis foi o melhor classificado, terminando num brilhante 5º lugar e ficando muito próximo de alcançar a sua primeira norma de Mestre Internacional.
Apoio Institucional e Envolvimento Local
O torneio contou com o apoio extraordinário da Câmara Municipal da Figueira da Foz, liderada pelo Dr. Pedro Santana Lopes, que esteve presente na cerimónia de encerramento prestigiando jogadores e todos os responsáveis pela organização, arbitragem e logística.
O Dr. Pedro Santana Lopes, elogiou a qualidade do evento e, para gáudio de todos os presentes, não só mostrou interesse e conhecimento sobre tudo o que envolveu o torneio como voltou a identificar a cidade com este evento em particular, tendo o cuidado de reiterou a importância de manter o apoio ao festival, independentemente de futuras lideranças municipais.
Também marcaram presença a Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia da Figueira da Foz, Dra. Rosa Baptista, e o Sr. Vice-presidente, Eng.º Ilídio Figueiredo, que prestigiaram os jogadores.
Outras personalidades, como o Sr. Presidente da Direção da Assembleia Figueirense, Mário Barreira, o past-presidente Mota Cardoso e o Eng.º Mário Leitão, diretor do torneio, também estiveram presentes.
Apoio Hoteleiro e Mecenas
Os hotéis patrocinadores, como o Hotel Wellington, o Boutique Hotel Universal, e os Hotéis Costa de Prata, receberam agradecimentos pelo apoio prestado, com destaque especial para o Hotel Malibu, pelo seu apoio de grande importância e dimensão e que, entre outros, alojou com a sua qualidade de 5*****, o campeão de 2023 , O GM Carlos Albornoz e a sua mulher, também jogadora, a FM Laritza Alfonso.
O Sweet Atlantic Hotel, parceiro principal do torneio foi representado pela Dra. Sandra Gonçalves, na ausência do mecenas principal, Sabir Ali.
Homenagens e Prémios Especiais
Três jovens prodígios indianos – Vijay Raghav, Darshan Gurukanthan e a talentosa Sharvaanica Saravan, de apenas 9 anos – receberam prémios especiais da Primótica, que lhes ofereceu canetas de alta qualidade como símbolo de inspiração para o sucesso nas suas futuras carreiras no xadrez.
Um Torneio Memorável
O Torneio Internacional de Xadrez da Figueira da Foz 2024 reafirma-se como um dos eventos mais importantes do xadrez mundial. A competição de alto nível, o talento emergente e o apoio institucional e privado garantem que a Figueira da Foz continue a brilhar como um palco de excelência para o desporto e a cultura.