O MI indiano Vuppala Prraneeth surpreende ao isolar-se no comando da classificação após a 5ª ronda

Ao vencer o MI polaco Radoslaw Barski, o também mestre internacional, Vuppala Prraneeth surpreende e isola-se no comando da classificação beneficiando do empate em 7 dos primeiros 10 tabuleiros da ronda 5. Os 16 GM presentes têm tido um primeira metade do torneio mais conservadora e 8 deles seguem logo atrás do atual líder, com 3,5 pontos. Tem sido um torneio muito duro na topo e o mais cotado jogador do torneio, o arménio Karen Gregoryan segue já com menos um ponto que o atual líder da classificação. As próximas duas rondas ditarão quem se posicionará para a vitória no mais forte e concorrido torneio da história do xadrez português. 

Entre a participação feminina, a WGM Julia Antolak, da polónia, conseguiu um excelente empate frente ao MI do cazaquistão, Kaczmarek Aleksander,

enquanto no embate entre a ex-campeã nacional Mariana Silva e a WGM francesa Nino Maizuradze a campeã francesa levou a mulher. 

Uma das surpresas da jornada vai para vitória da jovem MI feminina indiana Sakshi Chitlange frente ao MF Pablo Mari. Numa das partidas mais longas da jornada a jovem indiana levou de vencida o jogador espanhol que tinha imposto um empate a um dos favoritos à vitória do torneio, o GM cubano Carlos Albornoz. 

Entre os portugueses o jovem ex-campeão nacional, o MI André Sousa impôs-se naturalmente ao jovem Miguel Morais. O emparceiramento da 6ª ronda ditou que André Sousa volte a enfrentar um português, o MF Gustavo Ribeiro que se impôs na ronda anterior à WFM a cubana Lartitza Alfonzo.

Grande expectativa para esta 6ª ronda onde alguns dos candidatos podem já comprometer as suas aspiração à vitória na prova e onde também teremos um interessantíssimo embate feminino, entre as já mencionas Sakshi Cgitalnge que jogará de brancas e a francesa Nino Maizuradze.

Leave a Reply

Your email address will not be published.